sexta-feira, 19 de novembro de 2010

ENSINAR E APRENDER COM A INFORMÁTICA

A informática quebra paradigmas na escola e na atuação do professor no processo de ensino e aprendizagem ao promover a criação de ambientes que permitem a construção do conhecimento, a comunicação e a interdisciplinaridade.
O papel do professor nesse novo ambiente de aprendizagem é de interação e articulação entre os conteúdos interdisciplinares e os conhecimentos que os alunos trazem de sua realidade, permitindo a troca de experiências e saberes na identificação dos conceitos implícitos e aprofundamento de conhecimentos que empregam ferramentas do computador.
Para tanto, é preciso que o professor esteja em consonância com esse novo método de ensino através de uma formação continuada que lhe permita adquirir conhecimentos de softwares e ferramentas necessárias que irão oportunizar o desenvolvimento de atividades que envolvam o computador, através da seleção, reflexão, descobertas e construção do conhecimento.
O interesse dos educadores nesse processo de formação e apropriação desses recursos amplia e aproxima o trabalho de pesquisa e elaboração de projetos que são desenvolvidos em sala de aula com a participação de todos os sujeitos envolvidos.
O aluno é o sujeito da aprendizagem e deve ser estimulado a propor temas de estudo, no entanto, cabe ao professor acompanhá-lo, fazendo reflexões e avaliações contínuas no sentido de promover o conhecimento e a aprendizagem de situações que tenham significado para eles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário